quarta-feira, 23 de março de 2011

Árvores bioluminescentes:





Esqueça os postes de luz que gastam muita energia. Pesquisadores taiwaneses estavam procurando uma alternativa não-tóxica e menos dispendiosa para o pó de fósforo usado em luzes de LED, e aproveitando a bioluminescência, sintetizaram nanopartículas de ouro – que tem forma de ouriços do mar – e transformaram árvores em novos postes de rua.
Como isso acontece? Os pesquisadores usaram plantas Bacopa caroliniana e difundiram suas folhas com nanopartículas de ouro. Eles descobriram que, embora usassem uma luz ultravioleta, as nanopartículas de ouro produziam uma fluorescência azul-violeta, que provocava uma emissão vermelha na clorofila que estava ao redor. A clorofila fez com que as folhas exalassem um brilho vermelho.
A ideia veio como uma alternativa a outras fontes de luz mais caras e tóxicas. A luz emitida por diodo (LED) substituiu a fonte de luz tradicional em muitos painéis de iluminação pública na estrada. Mas, segundo os cientistas, muito diodo, especialmente luz branca emissora de diodo, usa pó de fósforo para estimular a luz de comprimentos de onda diferentes.
O pó de fósforo é altamente tóxico e seu preço é caro. Com a nova criação, os pesquisadores acreditam que podem oferecer uma alternativa mais segura à iluminação tradicional, reduzindo a poluição luminosa e as emissões de carbono, além de reduzir gradualmente os custos de eletricidade.
Segundo os pesquisadores, no futuro, a bio-LED pode ser usada para fazer árvores luminescentes que iluminem as estradas durante a noite. Isto irá economizar energia, além de absorver o CO2, já que a bio-luminescência LED fará com que o cloroplasto realize fotossíntese.