sábado, 16 de julho de 2011

Como fazer um painel solar

Por: Almada Negreiros

A energia solar é uma idéia que tem estado por aí há bastante tempo, encontrando a aplicação mais prática em requisitos domésticos tais como esquentar a água ou a casa. Fontes convencionais de geração de eletricidade têm um impacto ambiental enorme visto que o processo é dependente de combustíveis fósseis como carvão ou óleo que é importado com um custo muito alto, ou construindo represas e reservatórios para utilizar a água para geração hidroelétrica de energia, exigindo quantidades massivas de financiamento e infra-estrutura e causando grande inconveniência às pessoas que vivem em tais áreas.

A energia solar, por outro lado, não precisa de muito investimento em termos de recursos, a luz do sol é gratuita e é muito prática e simples de capturar luz solar suficiente durante o ano para gerar energia. Siga os passos simples listados abaixo para aprender como fazer painéis solares, que irão ajudar a capturar a luz do sol e transformá-la em calor e energia. O custo inicial de se tornar “totalmente solar” é um pouco exorbitante, mas a longo prazo, você poderá compensar seu investimento e economizar mais dinheiro do que você de fato gastou! Há duas formas pelas quais você pode começar o processo de fazer o seu próprio painel solar; uma é comprar um kit solar para iniciantes que vem com o equipamento necessário e um manual de instruções detalhado sobre como instalá-lo. O segundo método é usar materiais facilmente disponíveis pela sua casa ou na loja de ferragens local, mas a quantidade de energia que você pode gerar é muito pequena, o que significa que você precisará de enormes quantidades desses materiais.

Eu acho que um kit é sua melhor opção. Na minha opinião, a forma mais fácil de usar a energia solar em sua casa – e utilizar a energia eólica também – é usar o Earth4Energy kit. Junto com este kit, você recebe instruções em vídeo excelentes que tornam o processo muito mais suave. Confira – salve o planeta!

Passo 1:
Tipos de painéis solares. Há sobretudo dois tipos de painéis solares, um converte a energia solar em calor (por exemplo aquecedores de água solares); o outro converte a energia em eletricidade. Este segundo tipo vem anexado com painéis fotovoltaicos e é instalado sobre o telhado para capturar diretamente a luz do sol e a energia criada pelos painéis é alimentada em uma bateria para armazenamento. A bateria é usada para fornecer a eletricidade para a casa e todos os utensílios elétricos dentro dela.

Passo 2:
Instando um kit de painel solar. Quando você compra um kit de painel solar DIY, ele vem equipado com todas as partes e material necessários para fazer o painel solar juntamente com instruções detalhadas passo-a-passo. O equipamento fornecido em um kit irá incluir células solares, ferro para soldar, solda, tabbing e fluxo.

Passo 3:
Fazendo um painel solar sozinho. No segundo método para fazer um painel solar, você irá usar itens comuns encontrados pela sua casa, apesar de que alguns dos materiais precisarão ser buscados na loja de ferragens local.

Passo 4:
Materiais necessários:


Fogão elétrico ou panela elétrica (mínimo de 1100 watts)
Um micro-amperímetro
2 a 3 colheres de sopa de sal de mesa
Cortadores de lâminas de metal
Folha de ½ pé quadrado de cobre (brilho)
Furadeira elétrica
Lixa de papel
Uma garrafa de plástico ou vidro de 2 litros (uma jarra com boca larga também funciona)
2 chumbos de clipe jacaré
Óculos de proteção
Passo 5:
Cortando a folha de cobre. Corte um pedaço quadrado ou retangular da folha de cobre usando cortadores de metal. O tamanho desta folha deve combinar com o tamanho do queimador ou panela elétrica. Certifique-se de que esta peça esteja completamente limpa e livre de qualquer corrosão. Use a lixa de papel para esfregar ambas as superfícies e para limpar quaisquer resíduos aderentes à folha.

Passo 6:
Aquecendo o cobre. Coloque o pedaço cortado de cobre no fogão ou panela elétrica e ligue-o. Aqueça a folha por quanto tempo levar para desenvolver uma grossa camada de óxido cúprico por toda a chapa. Com um queimador de 1100 watt, este processo irá levar pelo menos de 45 minutos a uma hora para que o óxido cúprico cubra a chapa inteira.

Passo 7:
Esfrie a chapa de cobre. Assim que a camada preta tiver densamente coberto todo a chapa, desligue o queimador e permita que a chapa esfrie lentamente. Enquanto ela seca, o óxido preto irá começar a descascar e cair, revelando uma camada vermelha de óxido cuproso. Assim que a maioria do material de óxido preto tiver caído, gentilmente limpe a chapa de cobre passando água para remover todos os traços da camada preta, mas sem raspar a camada vermelha de óxido cuproso. O óxido cuproso formado durante o processo de queima é um componente importante na fabricação do seu painel solar.

Passo 8:
Colocando as chapas de cobre. Para isso você irá precisar de uma jarra de plástico ou vidro com uma boca larga ou você pode usar uma garrafa de plástico com a parte de cima – o pescoço estreito – cortado fora. Corte outra chapa de cobre do mesmo tamanho que a primeira e coloque ambas as chapas dentro da garrafa. Certifique-se de que as chapas não estão se tocando e estão encaixadas apropriadamente ao longo do contorno interno da jarra ou garrafa. Prenda elas na parede interna da garrafa usando clipes jacaré.

Passo 9:
Conectando o micro-amperímetro. Pegue o chumbo do clipe jacaré que está anexado à chapa de cobre limpa (a segunda chapa) e conecte ele à extremidade positiva do amperímetro. Repita com o segundo chumbo anexado à chapa de óxido cuproso sendo conectada à extremidade negativa.

Passo 10
Ajustando o dispositivo para capturar o sol. Dissolva o sal em água quente para fazer uma solução salina suficiente para cobrir o fundo das chapas de cobre dentro da garrafa, sem molhar os clipes jacaré. Mova o dispositivo inteiro para fora e coloque-o onde ele possa capturar a luz do sol. Assim que tiver capturado energia suficiente, o micro-amperímetro irá registrar movimentos para indicar quanta corrente foi criada com o painel.

Comece a usar a energia solar para o funcionamento de pequenos utensílios e máquinas e gradualmente troque para o uso desta energia limpa para preencher todas as suas necessidades de eletricidade e energia. Como mencionado anteriormente, o investimento adiantado é grande, mas você pode compensá-lo em longo prazo, ele irá diminuir a quantidade de dinheiro que você gasta em utilitários como gás e eletricidade, e você também pode lucrar com o crédito de 30% nos impostos que o governo oferece para aqueles que mudam para a energia solar.